Bezerra de Menezes
Coordenador do movimento espírita - Cognominado o "Médico dos Pobres", Bezerra de Menezes (1831-1900) é um dos missionários designados pelo Alto para a coordenação do movimento espírita no Brasil. .
Ocupou a presidência da Federação Espírita Brasileira - a Casa-Máter do Espiritismo - em dois mandatos, o segundo de 1895 até à sua desencarnação, em 1900.
.
Fiel ao binômio Kardec-Roustaing, imprimiu ao espiritismo um caráter evangélico e de assistência integral ao ser humano.
.
Buscou por todos os modos a unificação das instituições espíritas e a união fraternal de todos os adeptos da doutrina, sem entretanto ceder um milímetro no terreno dos princípios em que acreditava. .
.
Acusado de "místico" no período terrível em que a FEB se viu atacada por todos os flancos pelas correntes chamadas "cientificistas", resistiu bravamente e se saiu vitorioso.
.
Foi Bezerra de Menezes quem introduziu nos estatutos da Federação Espírita Brasileira a obrigatoriedade do estudo da obra Os Quatro Evangelhos, de J.-B. Roustaing.
.
No plano espiritual, continua exercendo suas atividades de amparo aos encarnados e desencarnados e de orientação ao movimento espírita.
.
Registram os relatos espirituais que Bezerra de Menezes já poderia estar em planos mais evoluídos, não acontecendo, por enquanto, devido ao seu espírito de renúncia em favor dos que ainda se encontram na Terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário